Neste dia Tish B'av (20 de julho ou 9 de Av no calendário judaico) na história do povo judeu , mostra que eles enfrentaram terríveis atrocidades!
Segundo a tradição, os templos foram destruídos no dia exato.
É também registrado que nesse dia na história judaica, que o Monte do Templo foi destruído e Jerusalém foi reconstruída novamente, mais como uma cidade de góis (não judeus).
Foi neste dia que a Inquisição espanhola começou em 1492 d.C, e o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 d.C, juntamente com a deportação em massa dos judeus do Gueto de Varsóvia em 1942 d.C. (A tradição judaica diz ERA COMUM, ao invés de d.C - depois de Cristo).
"Nós sabemos que o Messias vai voltar em breve e reconstruir o Templo", disse Gilad, um judeu ortodoxo que vive em Jerusalém. "Esperemos que este é o último ano que vamos lamentar a destruição dos dois Templos, e no próximo ano vai ser reconstruído ", disse ele.
A única coisa impedindo a construção do Terceiro Templo é o lugar muçulmano conhecido como Al Aqsa, que fica na mesma área onde o Templo que será construído. Veja nesta foto, uma pequena cúpula branca abaixo da cúpula maior que é dourada, que deve ser o possível lugar onde era localizado o local do Templo conhecido como o Santos dos Santos.
Hoje, o livro das Lamentações é lido nas sinagogas e nas sinagogas sefarditas o Livro de Jó também é lido.
É um dia de luto para todos os judeus em Israel e na diáspora. No entanto, como crentes (messiânicos) em Yeshua o Messias, este dia pode ser um dia de alegria.
Porque?
Há 2.000 anos Yeshua (Jesus) respondeu as perguntas que os líderes judeus fizeram a Ele dizendo: "Destruirei este templo, e Eu o levantarei em três dias."
......................
João 2:13 a 21
13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. 14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; Mt 21:12; Mc 11:15; Lc 19:45; 15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. Sl 69:10;
18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? Mt 12:38; Mt 16:1; Mc 8:11; Lc 11:29; Jo 6:30;
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. Mt 26:61; Mt 27:40; Mc 14:58; Mc 15:29;
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. 22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito. Lc 24:8;
.....................
Os judeus responderam: "Levou quarenta e seis anos para construir este templo, e você está aqui nos dizendo que irá levantá-lo em três dias?"
Mas o templo que ele havia falado era o seu corpo ressurreto dos mortos. Depois que ele foi ressuscitado dentre os mortos, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isto.
Então creram no Tanach e nas palavras que Yeshua tinha falado. Ver João 2:18,19.
http://www.biblias.com.br/biblia.asp
Como nos tempos dos apóstolos de Yeshua (Jesus) que estavam vivendo durante a época (da destruição do Segundo Templo em 70 d.C), vemos que este tempo se aproxima rapidamente para o dia da vinda de Yeshua com grande poder e glória, e entendemos pelos sinais que Ele está vindo em breve!
Até então, o rabino Shaul (Paulo) escreve que D-us nos deu o Seu Espírito de vida para habitar em nós e somos agora o Seu Santo Templo e morada.
..........