sábado, 13 de setembro de 2008

A Festa das trombetas 29 de setembro 2008.

Atos 21:20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.


Jesus não veio destruir a lei dos judeus e os profetas mais cumprir (Mateus 5:17,18,19). A igreja gentia não precisa guardar a Torá que é uma lei para o judeu, pois estamos na graça e salvos pela fé, mais precisa na época da graça, guardar duas leis principais “Amar a D'us sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. (Mateus 22:40).

--------------------------------------------------------------------------------------
O texto de João 12:1 menciona que era seis dias antes da FESTA DA PÁSCOA e não da festa de tabernáculos (João 12:1 - João 12:15,20 – Mateus 21:8,9,10 - ZAC.9:9).

O uso de quatro espécies de plantas é prescrito em Levítico 23.40:”...tomareis fruto de árvores formosas, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeira”

Mateus 21:8,9,10

10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.


Jesus falou que só quem sabia o dia e à hora da sua vinda era o Pai, onde estavam os apóstolos no jardim das Oliveiras e que eram todos eles judeus Os apóstolos sendo judeus, sabiam que a sua vinda estava conectada com alguma Festa judaica a ser realizada em Israel naquele dia da sua volta. A festa de Rosh Hashaná é também referida no judaísmo como "Yom Teruah", ou o Dia do Shofar, ou o Dia do Despertar do som da trombeta. Em Yom Teruah, o Dia da exultação a D'us com jubilo com o toque do Shofar, que é imperativo que qualquer pessoa ao ouvir e entenda, mesmo que não seja judeu, porque do toque do shofar neste período nos esclarece a seqüência do toque da última trombeta de D'us e a volta de Jesus nas nuvens, nos ares (I Coríntios 15:51,52 – I Tess. 4:16 – Apocalipse 11:15).

Para isto você cristão pode me perguntar: O que tem haver as festas da velha lei com relação à volta de Jesus? Resposta, muita! A lei de Moshe para os judeus que crêem em Jesus é válida ainda hoje? Para responder a esta pergunta temos que ler todo o capítulo de Atos 15 e outras passagens no livro de Atos e ler os versos acima de Atos dos Apóstolos (Atos 18:18 - Atos 21:20 - Atos 24:14-15).


Portanto senhores, Yom Teruah é o único festival que nenhum homem sabe o dia ou à hora e quando se inicia e quando Jesus disse que ninguém sabe o dia e à hora, poderia Ele então estar se referindo a sua vinda conectada a alguma Festa judaica? Pois a dois mil anos atrás era impossível os apóstolos saberem quando a lua nova sairia para marcar este dia e a hora desta Festa. Isto é devido ao fato de Yom Teruah começa com a lua nova. A lua nova é certificada quando duas testemunhas ao ver a lua nova e ao atestarem isto diante do Sinédrio no Templo de Jerusalém no mês de setembro, este dia é santificado. Esta certificação da Lua Nova poderia acontecer durante um ou dos dois dias, dependendo de quando as testemunhas virem o fenômeno. Uma vez que ninguém sabia quando ia entrar as testemunhas no templo para avisar, ninguém sabia o dia e a hora quando a Festa das Trombetas iria começar!

Em 30 de cada mês, os membros do Tribunal Superior do Sinédrio estavam no pátio do Templo em Jerusalém, onde esperava para receber o depoimento de duas testemunhas confiáveis. A lua nova (Rosh Chodesh) é muito difícil de ver no primeiro dia por que esta pode ser vista apenas perto do sol, quando o sol está aparecendo ao Norte. Portanto, à sua procura era muito fraca na lua crescente, o que é muito próximo ao sol, e é um fenômeno muito difícil de observar. Se a lua crescente não era vista no 30º dia, a lua nova era automaticamente santificada no dia seguinte no 31º de cada mês. Já que, a data da lua Nova dependia de saber o dia da Festa do mês, o povo e todo o país era informado da formal “santificação do Novo Mês” por meio de mensageiro ou por sinais luminosos em cima da montanha. Por esta razão, Yom Teruah é sempre comemorado por dois dias pelos judeus. Estes dois dias são comemorados como se fosse apenas um longo dia de quarenta e oito horas. A razão por que ela é celebrada por dois dias, porque os judeus esperavam para iniciar a comemoração das Festas das Trombetas depois da lua nova haver sido certificada, eles teriam perdido a metade da Festa porque a lua nova só podia ser certificada durante o dia e não à noite. O mandamento é que 'parece ser que nós poderemos saber as estações' da volta de Jesus, 'mas não o dia ou à hora' , pois isto depende destes fatores para certificar os dias de Festa judaica (Mateus 24:32-36 – I Tessalonicenses 5:1).


I Tessalonicenses 5:1


1 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando [eles] disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.



Em Zacarias 14:16 diz que a Festa dos Tabernáculos estará em vigor no milênio e esta Festa é 15 dias depois de Hosh Hashana no mês de setembro. Festa dos Tabernáculos é conhecida como a Festa da Colheita (ver Êxodo 34:22).



Yom Teruah, ou Hosh Hashana é ordenada na Tora para os judeus, é a única festa que não sabemos o dia ou a hora em que devemos esperar. Por isso, temos de estar alerta e vigilantes e para esperar pela vinda d’Ele ao toque das trombetas.


Teruah no hebraico significa 'ficar alerta ao ouvir o toque da trombeta'. Um tema da Festa das Trombetas no Rosh Hashaná é associado com o tema 'para estar alerta e desperto' neste dia. Teruah também é traduzido como "gritar" (a NVI traduziu corretamente do hebraico, quando colocou assim “GRITEM BEM ALTO.... ao invés de EXULTA traduzido por algumas traduções em Isa.12:6). O livro de Isaías, capítulo 12:6, o povo põe a gritar de alegria no contexto no reinado de mil anos de Jesus. A era messiânica começa com o gritar que é mencionado em Isaías 44:23. No dicionário Aurélioexultar” significa manifestação de grande jubilo OU ALVOROÇO) e em Sofonias 3:14 também.

A segunda vinda de Cristo está associada com um ALVOROÇO em forma de alarido com “muito barulho” . O último ALARIDO ou Jesus volta com “GRITARIA” (VERSÃO Almeida Corrigida Fiel da Editora Trinitariana do Brasil, traduziu do grego corretamente e introduziu neste verso a palavra ALARIDO, que em outras versões você não encontra, mais está no grego) e o arrebatamento na Primeira carta Tessalonicenses 4:16-17 aonde Jesus vem com ALARIDO, no dicionário Aurélio diz que isto é clamor ou grande gritaria.

O mesmo que aconteceu com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém alguns dias antes da festa da páscoa (João 12:1) e o povo recebeu a Jesus gritando em alvoroço de jubilo, com folhas de palmeiras nas mãos.

O uso de quatro espécies de plantas é prescrito em Levítico 23.40:”...tomareis fruto de árvores formosas, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeira”.

A cada dia , durante o período da Festa dos Tabernáculos, os sacerdotes rodeavam o grande altar de sacrifícios, uma vez, agitando suas palmeiras em todas as direções. Os ramos eram seguros juntos na mão direita, e a cidra , na mão esquerda.

No sétimo dia, chamado “Hoshana Rabbah”que significa “A grande Salvação”, os sacerdotes rodeavam o altar sete vezes, recitando o Salmo 118:19,20,21,22
.

João 12:13 (Mt.21:9 - Mt.21:15 - Mc.11:9)

13 Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.


"Bendito"...('Baruch' 'Bendito' era a palavra compreendida como uma benção invocada sobre todos os peregrinos que vinham participar da festa dos Tabernáculos, mas o texto mostra que foi uma aclamação especialmente dirigida a Jesus. (N.T. interpretado versículo por versículo de Russell Normam Champlin, Ph. D. em Mateus 21:9 página 511)





Quer seja pelo toque de um shofar ou a força de um grito sobrenatural de I Tess 4:16, o objetivo de D'us é despertar-nos “...Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá" - Efésios 5:14. O livro de Efésios tem muitas referências ao Rosh Hashaná e os Grandes Santos Dias de D'us. Por exemplo, em Efésios 4:30, "E não entristeçais o Espírito Santo de D'us, no qual estais selados para o dia da redenção" ou o dia de Yom Kippur, ou o Dia da Expiação (ver o que é Kaparah). D'us nos deu essa festa para ensinar-nos que nós vamos ter as portas abertas nas estações de Hosh Hashana e serão selada no fechamento na estação do Yom Kippur, ou o dia da rendenção.

Isto será coberto em estudo que mais tarde.

O tema do despertar de sono é mostrado em toda a Bíblia. É encontrada em João 11:11, Romanos 13:11, Daniel Salmos 12:1-2 e 78:65.

O shofar também foi tocado no templo de começar no sábado em cada semana.

Existem dois tipos de trombetas usados na Bíblia:



1. O trobeta de prata
2. O shofar ou chifre de carneiro



Cada sábado, dois homens com trombetas de prata e um homem com um shofar dá três toques duas vezes durante o dia. Em Rosh Hashaná, é diferente. O shofar é a principal trombeta. Em Rosh Hashaná, um shofar fornece o primeiro toque, um trombeta de prata na segunda e, em seguida, um shofar o terceiro.

De acordo com Levítico 23:24 e Números 29:1, Rosh Hashaná é o dia do sopro das trombetas.

Levítico 23:24

24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.


Números 29:1

SEMELHANTEMENTE, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.


A trombeta utilizada para este fim é o chifre de carneiro, não trombetas feitas de metal, como em Números capítulo 10.

Outro nome para Rosh Hashaná é "Yom HaDin', o Dia do Juízo.

O shofar que soa em Rosh Hashaná é conhecido como a última trombeta por que o apóstolo Paulo menciona na Primeira carta aos Tessalonicenses 4:16-17. e em I Coríntios 15:51,52 Neste momento, os crentes nascidos de novo que morreram no Mashiach, serão ressuscitados e levados pelos santos anjos a encontrar o Senhor Jesus nos ares nas nuvens, juntamente com os justos que estiverem vivos naquele dia.

As portas do céu então se abrirão em Rosh Hashaná, assim a nação justa no Mashiach pode entrar pelas portas (Isaías 26:2, Salmos 118:19-20). Porque as portas do céu estão a ser abertas em Rosh Hashaná, esta é mais uma evidência de que o arrebatamento dos crentes terá lugar no dia de Rosh Hashaná.

Uma das razões para soprar o shofar é a proclamar a ressurreição dos mortos. A ressurreição dos mortos terá lugar em Rosh Hashaná. Na primeira carta aos Coríntios 15:52, o apóstolo Paulo diz-nos que a ressurreição dos mortos será "na última trombeta". Anteriormente em I Coríntios 15:14, ele escreveu que, sem a ressurreição do Senhor Jesus dos mortos, a nossa fé seria em vão.


As datas previstas para as Festas do Outono 2008.



A Festa das trombetas - Rosh Hashaná: ao o pôr-do-sol em 29 de setembro.


Festa da Expiação - Yom Kippur: ao pôr-do-sol em 9 Outubro 2008.


Festa de Tabernaclo – (Sukkot ou Cabanas): ao pôr-do-sol em 21 de Outubro de 2008.



-------------------------------------------------------------------------


P / S: Estamos planejando em escala mundial o toque do Shofar ao pôr do sol em 29 de setembro de 2008, convidando o Senhor Jesus Cristo voltar a terra.

Lucas 13:35

Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.




...................









......