segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.


Sobre sarcasmo daqueles "judeus de kipa" que mentem quando dizem que o Kôtel (muro das lamentações) ainda está de pé e que a profecia que Jesus que disse que não ficaria pedra sobre pedra e que tudo seria derrubado, não foi cumprida.




Sabemos que Ele (o Mashiach Yeshua) estava falando que não ficaria pedra sobre pedra do santuário (naós) (Qôdesh ha-Qodachim) que ficava no interior do Templo (naós, palavra grega para santuário) e não a sua totalidade hierón (estrutura ao redor).

http://www.blueletterbible.org/search.html#verse

(Clique no "C" em azul a esquerda para ver a palavra grega 'naos' e 'hierón' ) , pois ao colocarem fogo no santuário (naós), o ouro que estava nas paredes do santuário, escorreu entre as frestas das pedras e ai a soldadesca tiveram de desmontar o templo pedra por pedra para retirar o ouro que havia escorrido para dentro destas.

"Ironicamente, as largas camadas de pedras originais da base do muro, colocadas ali há cerca de 20 séculos, estão em ótimo estado de conservação, enquanto que pedras menores da parte de cima, colocadas ali menos de 100 anos atrás, agora começam a aparentar desgaste.

Há dois tipos de pedras. Algumas são do Segundo Templo, com mais de dois mil anos de idade, e de modo geral estão em bom estado", explicou Shmuel Rabinovitch, rabino do Muro das Lamentações.

O problema são as pedras colocadas durante o mandato britânico. Essas pedras estão desmoronando, e nós precisamos repará-las", continuou.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2008/04/17/ult34u203458.jhtm


O Templo de Jerusalém, no tempo de Yeshua' foi construído por Herodes (o grande) e não era igual ao Templo construído por Salomão. Herodes o remodelou para agradar César e isto foi considerado uma profanação pela maioria dos judeus, principalmente os essênios de Qumran, que não o consideraram o verdadeiro templo e não o freqüentavam. Num dos vértices da muralha, Herodes mandou construir a Torre Antônia , uma guarnição romana que dava acesso direto ao interior do pátio do templo. Havia piscinas de águas termais e outras coisas.





Por isso, os evangelhos fazem uma diferença entre o prédio do templo (o conjunto da construção) e o templo propriamente dito, sem os acréscimos de Herodes.

Jo 2:19


Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.


Naós é a parte sagrada do templo, consistia do Santo dos Santos. Era a parte que mantinha as instruções dadas a Moshe e postas em prática por Salomão.

Jo 18:20

Declarou-lhe Jesus: Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo (hierón), onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto.

A palavra grega Hierón significa o conjunto do templo, ou seja, o templo como um todo. O termo hierón era usado para qualquer templo, como o de Diana em Éfeso, em At 19:27.

É do naós que não vai ficar pedra sobre pedra. Eis o motivo:

Jo 4:20-24:

20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Ou como diz a Carta aos Hebreus, o santuário do templo (naós) de Jerusalém era uma cópia do santuário do templo (naós) celeste. Quando o sumo sacerdote Yeshua' entrou no verdadeiro santuário (naós) que é o santo dos santos celeste, ainda se necessita da cópia?

Ou como diz o Apocalipse, a Nova Jerusalém não tem templo (naós), pois o o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro, é que são o templo. Claro porque a função do templo é unir o ser humano a D-us por meio do sacrifício do cordeiro que substitui o ser humano. Mas se Yeshua' é o Cordeiro verdadeiro e já fez a oferenda uma vez por todas, se nele o ser humano se uniu definitivamente a D-us, ainda necessitamos do templo de pedra?

Vamos pensar nessas perguntas e orar ao Espírito Santo que nos auxilie a encontrar as respostas.


..................