quinta-feira, 3 de abril de 2008

DEVE UM GENTIO CIRCUNCIDAR-SE?



Gentio, que não tem nenhuma ascendência judaica, NÃO DEVE circuncidar-se, sob pena de negar a Yeshua (Jesus), a eficácia de Seu sangue e perder sua salvação.

(Gálatas 5:2-6).

"Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos
[gentios] deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a Torah*. Separados estais de Cristo, vós [gentios] os que vos justificais pela Torah; da graça decaístes. Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.


*[Quem faz o Brit Mila, fica obrigado a guardar os 613 mitzvots ou os 613 mandamentos da Torá, que estão nos 5 livros de Moshe, "o Pentateuco"].


”Se, pois, a incircunciso guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão?” (Romanos 2:26, 27)

”Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gálatas 6:15)

”E, assim, cada um ande como D'us lhe repartiu, cada um, como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide. A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de D'us.” (1 Cor. 7:17-19)


Se um homem judeu, que é circuncidado, aceita o chamado de D'us, ele não deve tirar as marcas da circuncisão. E, se um homem não-judeu, que não é circuncidado, aceita o chamado de D'us, ele não deve circuncidar-se.”( 1 Cor. 7:18 BLH).

Judeus naturais, que não abandonaram seu judaísmo, que se unem por obediência à Torah, não devem ser impedidos de circuncidar seus filhos, e devem “ficar circuncidados”:


Paulo foi vítima de uma acusação falsa, de que ele ensinava os judeus ingressos na Brit Chadasha (Novo Testamento) de que “não deviam circuncidar seus filhos”:


“E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moshe, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da Torah... Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição*. Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta.” (Atos 21:21, 24-26).

(*Atos 15:1 a 29 - sobre este problema, leia o que foi descidido no concílio de Jerusalém pela assembléia dos apóstolos).


Atos 18:18

18 Paulo, tendo ficado ali ainda muitos dias, despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, havendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.


No Brit Chadasha e no Mashiach todos os membros da congregação são israelitas e circuncisos de coração:


“ Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas o Mashiach é tudo em todos.” (Colossenses 3:11)


"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de D'us." (Rm 2:28, 29)

Shaul (Paulo) HaShaliach cincuncidou a Timóteo, para evitar conflito com nossos irmãos judeus naturais, mas Timóteo tinha origem judaica de sangue:

"E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego,.. Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego." (Atos 16:1, 3)


Já Tito, que não era judeu, Paulo não quis circuncidá-lo, o que comprova que gentio convertido, não se circuncida:


“Tito estava comigo, mas ele não foi obrigado a circuncidar-se, embora ele não seja judeu. Porém alguns tinham se juntado ao nosso grupo, fazendo de conta que eram irmãos na fé, e queriam circuncidá-lo..." (Gl 2:3, 4 BLH).

Para o judeu natural, de sangue, a circuncisão tem um valor especial. É um ato de obediência e estabelece um elo familiar natural com nosso pai Abraão somente para o judeu, mas os gentios estabelecem este mesmo elo por meio do sangue de Yeshua, sendo circuncidados no coração.


“Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem D'us no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.” (Efésios 2:12-14).

Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de D'us." (Rm 3:1, 2).

No âmago da exposição do apóstolo Paulo sobre a justificação pela fé no Mashiach (Romanos 1-5), nos vemos de repente em meio ao Santo dos Santos do Templo, com os olhos fixos na arca da aliança, a Kapporet sobre a qual o sumo sacerdote aspergia o sangue expiatório no Yom Kippur (Dia da expiação):

Romanos 3:22-25

Não há distinção entre judeus e gentios, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de D'us, sendo justificado gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus
. D'us o ofereceu como sacrifício para a propriação [em hebraico, kapporet*] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça".

Portanto, se você não é judeu de sangue, e ou se descobriu que é um marrano (cristão novo) não se circuncide, fique como está como foi chamado justificado pela fé, pois já temos a paz com D'us, por nosso Senhor Jesus Cristo! Confie na obra rendetora de Yeshua já realizado na cruz do calvário por todos aqueles que n'Ele crêem, primeiramente o judeu e depois o gentio, que é consideravelmente muito melhor!

Pois está escrito:

Gálatas 4:21

Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria:

pois essas mulheres são dois pactos
; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar.

Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. Pois está escrito:

Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido.


Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.
Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora.

Que diz, porém, a Escritura?

Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.



* Veja e clique aqui para saber mais sobre o Kapporet e sobre o que diz o tratado de Yoma:

".. Sem Sangue não há Yom Kippur" .



Shalom!



Material usado em uma cerimônia de brit milá, exibido no museu da cidade de Gotinga (é uma cidade da Alemanha).
...