(Observação: caro leitor, para um melhor aproveitamento e entendimento deste estudo, é aconselhável e indispensável que você releia com atenção a lição anterior do meu post: ECHAD versus YACHID [Unidade composta X Unidade simples).
http://apologiajudaica.blogspot.com/2008/05/x-echad-versus-yachid.html
Se eu afirmar que:
1. O Pai é um D'us.
2. O Verbo [Filho] é um D'us.
3. O Ruach Kadosh(Espírito Santo) é um D'us.
Fica entendido através do artigo indefinido “um”, contido na frase, que o Pai, o Verbo [Filho] e o Espírito Santo, cada um deles é um D'us entre muitos deuses. Isso é chamado de politeísmo que é a crença em vários deuses. Isso é heresia, pois fere os princípios da bíblia!!!
Se eu afirmar que:
4. O Pai é o D'us.
5. O Verbo [Filho] é o D'us.
6. O Ruach Kadosh(Espírito Santo) é o D'us.
Fica entendido através do artigo definido “o”, contido na frase, que o Pai, o Verbo [Filho] e o Ruach Kadosh, apenas eles são os únicos 3 deuses existentes em todo universo físico e espiritual. Isso é chamado de triteísmo que é a crença somente em três deuses. Isso é heresia, pois fere os princípios da Bíblia!!!.
Se eu afirmar que:
7. O Pai é D'us.
8. O Verbo [Filho] é D'us.
9. O Ruach Kadosh (Espírito Santo) é D'us.
Na ausência dos artigos definido e indefinido na frase, fica entendido que as três pessoas, de natureza divina [Pai, Verbo (Filho) e Espírito Santo], interagindo uma em função da outra e integradas entre si, definem um único [echad] e indivisível D'us Verdadeiro, o Elohim [Pai, Verbo e Ruach Kadosh (Espírito Santo)].
Isso é chamado de MONOTEÍSMO que é a crença somente em um único D'us. Isso é bíblico, pois não fere os princípios da bíblia!!!. O fato de existirem três pessoas de natureza divina [não três deuses] chamam isso de TRINITARÍSMO, embora a palavra “trindade” não consta nas escrituras sagradas.
OBSERVAÇÃO: Não confunda triteísmo [3 deuses] com trinitarísmo [3 elementos simples que constitui 1 elemento composto].
1. A PALAVRA DE D'US [FILHO], chamada Yeshua (Jesus Salvador), é D'us (João 1:1) mas, D'us não só se resume ou se limita na Palavra [Filho] chamada Yeshua.
2. João 4:24 D'us é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
3. O PAI [FONTE DE ORIGEM], que emana a Palavra de D'us e o Espirito de D'us, é D'us (2ºPe 1:1,17), "SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso D'us e Salvador Jesus Cristo.
Mas, a gloria não só se resume ou se limita no Pai [Fonte emanadora], veja:
(2ºPe 1:,17) "17 Porquanto "Ele" ("Yeshua") recebeu de D'us Pai honra e glória, quando da magnífica glória Lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. 18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;"
ACOMPANHE ESTE RACIOCÍNIO:
Por exemplo:
Do ponto de vista cientifico, a formula química da água é H2O, ou seja, é necessário dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio para gerar uma molécula de água. O hidrogênio e o oxigênio são substancias simples, mas, a água é uma substancia composta.
Veja bem, aconteceu uma reação química entre eles para gerar o produto final que é a molécula de água, então, eu digo que houve uma congregação (coligação), ou seja, os três átomos estão relacionados entre si formando uma unidade corporativa [um corpo ou conjunto].
Matematicamente, eu poderia equacionar desta forma: 1s x 1s x 1s = 1c (onde: s = simples; c = composto). Pelo fato de o oxigênio fazer parte da estrutura molecular da água, eu posso dizer que o oxigênio é água, pois, faz parte da molécula de água, não é mesmo!!!.
Observe que eu NÃO disse que o oxigênio é “A ÁGUA” e NEM disse que o oxigênio é “UMA ÁGUA”. Procure analisar o hidrogênio nesta mesma ótica!!!.
Todo oxigênio na atmosfera é água???. Não!!!. Claro que não!!!. Mas quando todo átomo de oxigênio coligado com dois de hidrogênio formando uma molécula de água, então eu digo que este átomo de oxigênio dentro da própria molécula de água é água. O mesmo digo para o hidrogênio!!!
Observação: Não confunda TRITEÍSMO [3 deuses] com TRINITARÍSMO [3 elementos simples que constitui 1 elemento composto].
Outro exemplo:
Do ponto de vista popular, o pão é uma substancia composta porque ele é constituído de quatro substancias simples, a saber: Farinha, Azeite, Água e Sal. Então, matematicamente equacionado, fica: 1s x 1s x 1s x 1s = 1c (onde: s = simples; c = composto).
Veja bem, foi necessário mexer os ingredientes até dar o ponto de liga, crescer a massa, assar no forno numa certa temperatura e tempo, para gerarmos o pão, caso ao contrario, os ingredientes estariam somente agregados, ou seja, não coligados, e não obteríamos o pão.
Conclusão: você pode congregar (que é o mesmo que dar liga), ou agregar (que é o mesmo que ajuntar sem dar liga).
Pelo fato de a farinha fazer parte na formação da massa do pão, eu posso dizer que a farinha é pão, não é mesmo!!!. Observe que eu NÃO disse: a farinha é “O PÃO” e NEM disse que a farinha é “UM PÃO”. Procure analisar os outros ingredientes nesta mesma ótica!!!.
Toda farinha de trigo no mundo é pão?. Não!!!. Claro que não!!!. Mas quando toda farinha de trigo coligada com porções relativas de água, sal e azeite, depois de assado forma o pão, então eu digo que esta farinha dentro do próprio pão é pão. O mesmo digo para a água, sal e azeite!!!
Observação: Não confunda TETRATEÍSMO [4 deuses] com TETRAÍSMO [4 elementos simples que constitui 1 elemento composto].
Entenda isso: o Espirito está contido na Palavra e a Palavra está contida no Pai que é a fonte de procedência. Os quais definem um único e indivisível [echad] D'us Verdadeiro.
Só que tem um grande detalhe, nós, que somos seres humanos limitados, não temos o poder de conceber para a nossa propria palavra e nem para o nosso proprio espirito de terem vidas neles mesmos. Mas, ao contrario de D'us, e como absolutamente nada é impossível para D'us, então, assim como Hashem tem vida eterna em si mesmo tornando-se desta forma uma pessoa, também, (o Pai) Hashem concedeu para a propria Palavra dEle, que no caso é o seu Filho [Jesus], ter vida eterna em si mesmo para que o filho [Jesus] pudesse de fato da-la a nós lá na cruz (conf. João 5: 26, Jo 10:17), tornando-se assim a propria Palavra de D'us uma outra pessoa que constitui o proprio D'us.
João 5: 25, 26
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de D'us, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
Jo 10:17
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Da mesma forma o Pai também concedeu ao Espirito dEle ter vida eterna em si mesmo, tornando-o uma outra pessoa, tanto é que, o Ruach Kadosh comporta-se com varias atitudes que são atributos exclusivos de ações normais de uma pessoa comum, por exemplo:
O Ruach Kadosh (Espírito Santo) tem:
Foi enviado por Yeshua (Jo.16:7)
O Pai enviará O Ruach Kadosh no meu nome "Yeshua" (Jo.14:15)
Ruach Kadosh tem boca e orelha (Jo.16:13)
É uma pessoa, pois é chamado no pronome Ele (Jo.16:13)
Ele Ruach Kadosh, glorificará Yeshua (Jo.16:14)
O Ruach Kadosh dá testemunho de Yeshua (Jo.15:26)
Tem Inteligência (1ºCo 2:9 a 11).
Tem Vontade própria (1ºCo 12:11).
Tem Sensibilidade (Rm 14:17; Ef 4:30).
Ele Ensina (Jo 14:26; Lc 12:12).
Ele Testifica (Jo 15:26).
Ele Guia (Jo 16:13; Rm 8:14).
Ele Convence (Jo 16:7 a 9).
Fica Contente (Gn 6:3).
Ele Ordena e dirige (At 10:19; 11:12; 13:2).
Ele Intercede (Rm 8:26).
Ele Fala (Hb 3:7 a 10; At 10:19; 13:2; 21:11; Mt 10:20).
Ele Clama (Gl 4:6).
Ele Ama (Rm 15:30).
Ele Toma decisões e administra (1ºCo 12:11).
Ele Pode ser entristecido (Ef 4:30; Is 63:10; At 7:51).
Ele Proibi, põe obstáculo (At 16: 6 e 7; Rm 8:9).
Através dEle fomos constituidos bispos (At 20:28).
É mencionado entre outras pessoas (At 15:28).
Nos salvou (Tt 3:5).
É Criador (Jó 33:4; Sl 33:6; Sl 104:30).
É Rei, pois empossa em alguem para reinar (1ºSm 15:1).
Sabe e atinge as profundezas de D'us (1ºCo 2:10 e 11).
Portanto, D'us não é dividido em 3 partes, mas, D'us é constituído [formado] de 3 elementos personalizados, ou seja, Pai, Palavra e Ruach Kadosh.
Isaías 6
1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também Adonay assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Kadosh, Kadosh, Kadosh é Hashen dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Malek (Rei), Hashen dos Exércitos...
8 Depois disto ouvi a voz de ADONAY, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir POR NÓS(Yalak 'amar)? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim...
1) Isaías viu ADONAY. Em Salmos 110:5 David diz que: quem está a direita do Pai também é Adonay e Jesus (Yeshua) está a direita do Pai (Atos 7:56,59, Romanos 8:34, Efésios 1:20).
Mateus 22:
42 Dizendo: Que pensais vós do Mashiach? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De David. Disse-lhes ele: Como é então que David, em espírito, lhe chama Adon, dizendo:Disse Hashem ao meu Adon: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Adonay como é seu filho? (ver no hebraico verso 5 de Salmos 110).
2) Kadosh, Kadosh, Kadosh é Hashen dos Exércitos = Um D'us só, como sedo o Pai Kadosh, Palavra Kadosh e Ruach Kadosh (Espírito Santo).
3) POR NÓS(Yalak 'amar). Porque Ele não disse: A quem enviarei, e quem há de ir POR MIM. PORQUE ENTÃO NÓS, PORQUE É UM D'US CONSTITUÍDO, Pai Kadosh, Palavra Kadosh e Ruach Kadosh (Espírito Santo).
Disse Yeshua em Jo.10:30 "30 Eu e o Pai somos um"
"Aqui em Atos 16:6,7 - O Ruach Kadosh (ESPÍRITO SANTO) é Ruach de Yeshua também somos um".
(Atos 16: 6) - Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de anunciar a palavra na Ásia;
Em Atos 16:7 - E tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o ESPÍRITO DE JESUS não lho permitiu.
A palavra hebraica “ELOHAH” é traduzida para o português como “D'us” [singular]. Por outro lado, uma outra palavra hebraica “ELOHIM” (lê-se Elorrim) é traduzida em português como “D'uses” não que haja mais de um D'us mas, para indicar a intensidade e plenitude de poder, soberania e santidade de D'us embora esta palavra “Elohim” seja também o plural da palavra hebraica “Elohah”. Por outro lado esta mesma palavra “ELOHIM” significa também “PLENO EM PODER”, ou seja, o nosso D'us é poderoso tanto na PALAVRA [filho] e no Ruach Kadosh como também no PAI, que é a fonte que emana a Palavra e o Ruach Kadosh.
Não se precipite, leia e confira tudo cuidadosamente sem negar um só versículo na bíblia. Se você negar que YesHua (Jesus o Filho) é D'us( Jo 1:1; Jo 5: 18; Jo 20: 28; Fp 2: 6; Mt 1: 23; Mc 2: 5 a 7; Is 9:6; 1ºJo 5: 20; At 20:28; compare Lc 1: 46 e 47, Tt 2: 13, com Is 43: 11). Que o Espírito Santo é D'us (Jo 4:24; At 5:3 e 4; 2ºCo 3:17 e 18; compare Is 6:8 a 11 com At 28:25 a 27).
Então medite nisto:
O que eu faço com os versículos, profetas e apóstolos que enfatizam que cada um deles é D'us, alguma coisa esta errada, não na bíblia!!!, Mas em nós, caso ao contrario a bíblia passaria a ser um livro suspeito. Ora, se está escrito é fato consumado, portanto, não entender as escrituras é uma coisa, mas, rejeitar o que está escrito é apostasia, e isso é perigoso!!!.
A PALAVRA DE D'US [O FILHO] ASSUME UMA FORMA PERSONALIZADA!!!.
Nestes versículos abaixo a Palavra de D'us [Yeshua ] assume uma forma de uma pessoa, observe:
(Jo 1:14) E o Verbo [Yeshua] se fez carne, e habitou entre nós...
Fp 2:7 e 8 - mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem...
Veja bem, ele se fez homem (novo Adão) mas, não era homem, pois esta escrito que D'us não é homem (Nm 23:19) e Yeshua (Jesus) é D'us (Jo 1:1)]. A Palavra de D'us é Yeshua [Jesus] e Ele é a Vida (João 14: 6).
(Ap 19:13) - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é Verbo (Palavra) de D'us.
O PAI, QUE É A FONTE QUE EMANA A PALAVRA E O ESPIRITO ASSUME UMA FORMA PERSONALIZADA!!!.
Jo 17:1 - Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: PAI, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique.
Veja bem, são duas pessoas conversando. Ora, Yeshua conversava com ele mesmo?. Claro que não!!!
Não confunda TRINITARÍSMO [algo composto por 3 elementos] com TRITEÍSMO [3 deuses].
No idioma português, uma pessoa muito gorda é chamada de gordona (aumentativo) ou obesa, enquanto que, no idioma hebraico, uma pessoa muito gorda é chamada de gordas (plural).
Com relação a D'us: O Pai [a Fonte que emana a Palavra e o Ruach Kadosh] é PODER, assim como a Palavra de D'us [Filho] é PODER e assim também como o Ruach Kadosh é PODER então, a integração desses três poderes se potencializam constituindo um único D'US TODO PODEROSO com toda plenitude de poder, denominado ELOHIM,
Como a palavra EL significa PODER então, matematicamente: EL x EL x EL = ELOHIM, que significa: PLENO EM PODER, ou seja, Poder x Poder x Poder = Todo-Poderoso.
Se o Verbo de D'us [Filho] é Kadosh. O Ruach Kadosh é Kadosh e o Pai [Fonte] é Kadosh então, Kadosh, Kadosh, Kadosh, é igual a “SANTISSIMO”.
Se a posição de domínio de D'us é o ALTO do ALTO do ALTO então esta posição é suprema e soberana denominada “ALTISSIMO” que, matematicamente é: Alto x Alto x Alto = Altíssimo.
O Pai é SALVADOR (Tt 3:4). O Filho é SALVADOR (Tt 3:6). O Ruach Kadosh é SALVADOR (Tt 3:5), pois os três integrados formam o D'us verdadeiro, o ELOHIM, [Pai, Filho e Ruach], o único (ECHAD) SALVADOR (conforme Isaias 43:11). Portanto, não são três salvadores, então, matematicamente: salvador¹ x salvador¹ x salvador¹ = salvador³ = salvadorissimo (isso é monoteísmo!!!). Cuidado!!! salvador¹ + salvador¹ + salvador¹ = 3 salvadores¹ (isso é triteísmo e é heresia!!).
O Pai é CRIADOR (Gn1:1). O Filho é CRIADOR (Jo 1:3; Cl 1:16 e 17). O Ruach Kadosh é CRIADOR (Jó 33:4; Sl 104:30; Sl 33:6), pois os três integrados constituem o D'us verdadeiro, o ELOHIM [Pai, Filho e Ruach], o único (echad) e soberano CRIADOR (conforme Isaias 54: 5). Portanto não são três criadores, então, matematicamente: criador¹ x criador¹ x criador¹ = criador³ = criadorissimo (isso é monoteísmo!!!) Cuidado!!! criador¹ + criador¹ + criador¹ = 3 criadores¹ (isso é triteísmo e é heresia!!!).
[Você esta notando que nestas afirmações escritas que eu faço abaixo e acima, eu não uso o artigo definido “o” e nem o artigo indefinido “um” de nossa língua portuguesa. Fique atento!!!].
O Pai é D'US (2ºPe 1:17). O Filho é D'US (Jo 1:1). O Ruach Kadosh é D'US (At 5:3 e 4), pois os três integrados formam o D'us verdadeiro, o ELOHIM [Pai, Filho e Ruach], o único (echad) e indivisível D'us (Isaias 43: 10). Portanto, não são três D'uses então, matematicamente: D'us¹ x D'us¹ x D'us¹ = D'us³ = D'usissimo (isso é monoteísmo!!!). Cuidado!!! , D'us¹ + D'us¹ + D'us¹ = 3 D'uses¹ (isso é triteísmo e é heresia!!!).
O Pai é REI (Mt 26:29). O Filho é REI (Mt 25:31 a 34). O Ruach Kadosh é REI, pois, os reis eram empossados (ungido com óleo) com uma porção de Espirito de Rei [Ruach de ELOHIM]. Os três integrados constituem D'us, o ELOHIM [Pai, Filho e Ruach] o único (echad) soberano REI (conf. Isaias 44: 6). Portanto não são três reis então, matematicamente: majestade¹ x majestade¹ x majestade¹ = majestade³ = majestadissimo (isso é monoteísmo!!!). Cuidado!!!, majetade¹ + majestade¹ + majestade¹ = 3 majestades¹ (isso é triteísmo e é heresia!!!).
A matemática é uma ciência exata, portanto, D'us pode ser equacionado!!!. Assim como o produto matemático de: 1¹ x 1¹ x 1¹ = 1³, e assim como, 1s x 1s x 1s = 1c, (onde: s = singular, c = composto).
Então, eu posso concluir que o produto matemático de:
PAI X FILHO X RUACH KADOSH= ELOHIM (Pluralístico)
Assim NÃO diz o Senhor:
Shema Israel Adonai Eloheinu Adonai YACHID.
Assim diz o Senhor:
Shema Israel Adonai Eloheinu Adonai ECHAD.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito de Yeshua diz às igrejas!!!
(Isaias 9:15) O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse é a cauda. 16 Porque os que guiam este povo o desencaminham; e os que por eles são guiados são devorados.
(Ezequiel 13: 3) - Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto.
Em Yeshua Ha Mashiach.
Shalom
Azzi
............