sexta-feira, 27 de março de 2009

A Dúvida dos irmãos Tessalonicenses.


-->
Paulo esclarece aos irmãos Tessalonicenses sobre o que acontecerá com os mortos no Senhor e nesta epístola o apóstolo esclarece o momento que os mortos serão ressuscitados, pois eles sabiam que Jesus havia dito que "Logo depois da tribulação daqueles dias...Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem...e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória....31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. (Mt24:31)

Em Lucas também disse que Jesus virá após o sinal do sol e da lua, ou seja, logo depois da tribulação.

Em Marcos 13 diz:

24 Ora, naqueles dias, depois daquela tribulação..então verão vir o Filho do homem nas nuvens..E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos,


Então os Tessalonicenses tinham dúvida, pois Jesus quando mencionou que os anjos tocando trombeta só estarão vindo buscar os vivos e solicitaram a Paulo através de Timóteo (3:2) para saberem se os mortos serão ressuscitados também juntamente com os vivos com a vinda do Senhor LOGO DEPOIS da tribulação, pois eles estavam passando por tribulações semelhantes que criam ser a que Jesus se referiu através dos apóstolos. E eles os vivos tessalonicenses estavam sendo perseguidos e mortos.

Ai Paulo esclarece:

I Tess 2:15

15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,

I Tess 3:3

3 Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados, 4 Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.

Deixo aqui um comentário do pastor Ézio Pereira da Silva.

A quem foi dirigida a exortação de consolação em ITess 4:18? Não foi aos crentes de Tessalônica? Visto que eles foram consolados com aquelas palavras e não aconteceu nenhum arrebatamento pré-tribulacional, segue-se que neste caso não existiu e nem existe significação alguma para este ponto de vista pré-tribulacional. Ora, irmãos, aplicada a nós, a exortação para a consolação dada aqui nesta passagem é com respeito a situação de nossos queridos que já morreram em Cristo, os quais encontraremos novamente por ocasião da primeira ressurreição (no último dia - João 6:39,40,44,54 - João 11:24), e não sete anos antes.

Note bem as expressões:

"ignorantes acerca dos que já dormem..."...aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele"...não precederemos os que dormem.." "...os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro..." "...DEPOIS seremos arrebatados JUNTAMENTE COM ELES...até as nuvens.

Fim do comentário do pastor Ézio Pereira da Silva, autor do livro "A Segunda Vinda" Edições Vida Nova - 1990.

O versículo "consolai-vos uns aos outros com estas palavras" em I Tess 4:18, se refere às palavras de certeza de que os nossos mortos em Cristo não estão perdidos e que os mortos em Cristo, também serão arrebatados juntamente com os ESCOLHIDOS (Mt.24:31 - Mc.13:24) para encontrar com o Senhor nos ARES, nas NUVENS e não ir para o céu para passar sete anos, pois assim que Jesus aparece nas nuvens ele defende Israel na batalha do Armagedon e depois pisa no monte das Oliveiras que racha no meio (Zc.14:4,5) e Institui o TRIBUNAL DE CRISTO logo depois (Mateus 25:31).

Mt.25:31

31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

Jesus não vem com a igreja, mais com os ANJOS DO SEU PODER. Em Judas 1:14 na Bíblia Revista e Atualizada e no grego trás MIRÍADES.

Até que ocorreu uma carta falsificada supostamente enviada pelo apóstolo Paulo(II Tess.2:2).

2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós (ENVIADA), como se o dia de Cristo estivesse já perto.

Carta esta falsificada que estava ensinando aos irmãos Tessalonicenses que ainda estavam sendo perseguidos por sua fé e estavam sendo mortos e eles os vivos de Tessalônica, foram deixados para trás e que Jesus já havia voltado e que então sofriam as tribulações do DIA DO SENHOR e em conseqüência havia sido excluído da transladação, ou Paulo havia comunicado ensino errôneos ( I Tess. 4:13 - 5:10). Paulo, escreve-lhes a segunda epístola para consolá-los em suas PERSEGUIÇÕES (1:5-10).
II Tess. 1:4...

4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;

5 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;
6 Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,

8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Ai então Paulo passa a transmitir-lhe a informação correta da VOLTA DE JESUS NAS NUVNES e acalmar os temores do DIA DO SENHOR (II Tess 2:1-12). Disse que não fossem enganados.

3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim (A VINDA DE JESUS NAS NUVENS para ressuscitar os mortos primeiro e depois os vivos serem arrebatados juntamente com eles até as nuvens) sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?

6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

Sabemos pelo apocalipse que o anticristo só se manifestará na metade da tribulação, ou seja, na metade dos sete anos.

Então esta história de arrebatamento antes dos sete anos está muito mal contada, e foi uma história inventada depois dos anos 1830 pela turma de Derby, Scotifild, Margareth Makdonald e o Padre Jesuíta Emanuel Lacunza. É só procurar nos EUA sobre o tema.

O padre Emanuel Lacunza (1731-1801) fora o primeiro a separar a idéia do arrebatamento da idéia da volta de Cristo, ou seja, sempre a Igreja defendeu que o arrebatamento e a segunda vinda são o mesmo evento, até esse padre lançar essa proposta, no Chile. Porém essa idéia surgiu por motivos políticos. Quando Lacunza fora expulso do Chile, escrevera na Itália um livro com suas idéias pré-tribulacionistas, no qual defendia que, o intervalo entre o arrebatamento e segunda vinda era de 45 dias. Logo após, surge Eduard Irving dizendo que, esse intervalo era de 3 anos e meio. Em 1827, Darby, que era anglicano, abandona sua igreja e se membra a Igreja dos Irmãos. Começou a estudar o Antigo Testamento e já conhecia os escritos do padre Lacunza. Em 1830, Darby visita uma congregação, em que uma adolescente de 15 anos, Margareth Macdonald, profetiza que o intervalo entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo seria de 7 anos. Margareth Macdonald faleceu com 29 anos, e segundo o atestado de óbito, ela era insana mental. Após isso, parece que Darby adotou essa idéia de 7 anos de intervalo; publicou 40 livros expondo suas idéias numa linguagem fundamentalista, o que lhe deu proeminência.

Para saber mais:

http://www.batistafluminense.org.br/igrejas/templos/IBbetelJmeriti.htm






.........