segunda-feira, 21 de julho de 2008

Em Israel os judeus messiânicos: alguns chamam de um Milagre

Em Israel os judeus messiânicos: alguns chamam de um Milagre

Por Wendy Griffith

CBN Notícias Sênior repórter

21 de julho de 2008



CWN.org - Em Israel, o crescimento de número de judeus que crêem em Jesus está recebendo muita atenção na mídia. Muitos líderes dizem que é o mais forte crescimento desde a época de Jesus e que o movimento messiânico poderia estar à beira de um grande renascimento.



"Esta é a primeira vez em que vemos a sociedade israelita, em geral, estando mais aberta a considerar quem é Yeshua", declarou o líder messiânico Asher Intrater. "Este é um verdadeiro milagre, e aí, que começa a graça em favor de nossa terra."



Embora Jesus e os primeiros discípulos fossem judeus, durante quase 2000 anos o evangelho tem sido visto como uma religião principalmente para os gentios. Até mesmo o nome Jesus ou Yeshua tem sido uma palavra proibida entre muitos judeus. Mas nos últimos anos, os líderes messiânicos em Israel estão dizendo que algo importante está acontecendo.



"Eu acredito que com todo o meu coração, depois de ter chegado de volta para esta terra, nós estamos vendo o Senhor, o Espírito Santo, removendo o véu dos olhos dos judeus e assim estamos vendo que mais e mais judeus estão mais aberto para ouvirem o evangelho de Yeshua que é o verdadeiro Mashiach prometido no Tanach aos nossos pais", disse em Tel Aviv o pastor Avi Mizrachi.



Embora não se sabe ao certo quantos judeus messiânicos vivem em Israel, porém são cerca de 120 congregações agora com 10.000-15.000 judeu crentes em Jesus.



Isso não pode ser muito, dado que em Israel tem uma população de quase seis milhões de judeus, mas está muito longe de 10 anos atrás, quando havia apenas cerca de 3.500 fiéis judeus e 80 congregações.



Um bom exemplo é Shemen Sasson, em Jerusalém, onde presenças de judeus quase triplicou nos últimos quatro anos. Hoje, perto de 300 pessoas assistem às reuniões, na sua maioria pessoas casadas com judeu, e a salvação está todo dia aumentando o número de participantes.



Conhecendo os Ronens. Daniel, Ayelet e seus 5 filhos são israelitas fiéis. Ayelet é uma judia israelense e Daniel é um gentil finlandês. Mas a sua família tem estado aqui desde muito antes quando Israel se tornou uma nação. Eles acreditam que Jesus é o Mashiach dos judeu.



"Quando Jesus veio, quando Yeshua veio, ele veio falar de salvação para o nosso povo", Ayelet Ronen disse. "Ele andou sobre esta terra, Ele falou a nossa língua, Ele falou em nossas sinagogas. Verdadeiramente Ele veio para nós!



Yad Hashmona é um belo pequeno vilarejo a cerca de 12,5 quilômetros e meio fora de Jerusalém, e essa é uma casa de apenas alguns judeus messiânicos crentes, como os Ronens.



Para esta família, sendo israelita, crer em Jesus é um ajuste natural. Eles mantêm as festas judaicas, circuncidam os seus filhos, mantém o sábado e servem no exército. E, apesar de viverem em uma aldeia messiânica, eles não se sentem isolados do resto da sociedade israelita.



"Os nossos filhos vão à escola como todos os outros... eu trabalho fora... O nosso princípio é o de sair e ser parte da sociedade israelita", explicou Daniel Ronen.



Seus filhos às vezes enfrentam desafios, mas têm utilizado as ocasiões para testemunhar.



"Meus amigos começaram a saber, que eu sou uma crente e eles me perguntam se sou um crente ... e os digo que eu sou crente em Yeshua e é realmente bom de crer nEle, e para completar digo que talvez um dia, vocês possam acreditar também nele,” disse o pequeno Adan.



O Ronens são por vezes acusados de serem missionários que é uma palavra muito ruim em Israel, mas eles insistem que não são.



"O ponto muito importante é o de partilhar a minha fé com alguém que quer me ouvir, e assim tenho todo o prazer compartilhar as Boas Novas do evangelho e de minha fé com ele", disse Ayelet. "Eu nunca falo do que se deve fazer, é a pessoa que deve mudar."



Além de Israelitas nascidos neste país, muitos são de outros países. Os Judeus americanos Eddie Santoro e Jackie se tornaram fiéis durante um movimento para Jesus nos anos 70.



Eles fizeram aliá para Israel há 11 anos, aprenderam o hebraico e agora são membros de uma crescente a congregação em Jerusalém.



"Nossa atual congregação, que começou há quase 2 anos atrás, com cerca de 20 pessoas, hoje temos mais de 100", explicou Eddie Santoro. "Nós vemos salvação aqui e ali, mas estamos achando que há algo ainda há por vir, é definitivamente está crescendo."



Mas ser um crente judeu em Israel não é fácil.



"Penso que é provavelmente que você sempre acha que o resto da sociedade não está lhe aceitando e por isso quando você encontra com alguém e quiser falar sobre Jesus, existe sempre um desafio", disse Jackie Santoro.



Pela primeira vez, a mídia secular está dizendo alguma coisa, mesmo que citam os judeus messiânicos em uma nova luz mais favorável. Uma recente onda de perseguição, incluindo o bombardeamento de uma jovem judia crente, tem colocado os judeus messiânicos na primeira página dos jornais.



"Pelo menos vemos que os fiéis são chamados para explicar o que eles são , o que eles acreditam e por que estão aqui...Como eles podem ser israelitas e acreditar em Jesus e ter a oportunidade de dizer a sua história e compartilhar seu depoimento”, disse Knut Hoyland do Caspari Center.



E o que é que isto significa em termos a circulação do Corpo de Cristo?



"Se não fosse por Yeshua, estaríamos perdidos", disse Ayelet.





Give to CBN



.......