segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Devo me ajoelhar diante de Jesus? Jesus é digno desta adoração?




Sim, Jesus Cristo é digno de ser adorado, pois Ele é D-us e as Escrituras dizem:

Filipenses 2:10

10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é  [também] ADONAY, para glória de D-us Pai. 


Salmos 110:5


1 DISSE o ADONAY [o Pai] ao meu Adon: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés...

5 אדני 'Adonay [Jesus Cristo], à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.

Ver no Hebraico

http://www.blueletterbible.org/Bible.cfm?b=Psa&c=110&t=KJV#conc/5


Gênesis 19:24

24 Então יהוה [YESHUA] fez chover enxofre e fogo, DA PARTE DE   יהוה  [PAI] desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;

Ver no Hebraico esta passagem:

Dois Poderes, Um na Terra levando o juízo e Outro no céu?

 http://www.blueletterbible.org/Bible.cfm?b=Gen&c=19&t=KJV#conc/24

Jeremias 23:5,6


5 Eis que vêm dias, diz o יהוה, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual o chamará: O 
יהוה JUSTIÇA NOSSA   יהוה צדקנו

Veja como é esta passagem no Hebraico:


http://www.blueletterbible.org/Bible.cfm?b=Jer&c=23&t=KJV#conc/6  


Jesus Cristo será chamado de יהוה צדקנו


Salmos 45:6,7  e veja Hebreus 1:8,9


6 O teu trono, ó D-us, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso D-us [Filho], o teu D-us [Pai], te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.



Veja como é esta passagem no Hebraico: 
 
http://www.blueletterbible.org/Bible.cfm?b=Psa&c=45&t=KJV#conc/7


Mateus 23:54


64 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

Atos 7:55


55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de D-us, e Jesus, que estava à direita de D-us;56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de D-us...59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

Eclesiastes 12:7


7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a D-us, que o deu. 


Mateus 22:42



42 Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. 43 Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 44 Disse  Adonai ao meu Adon: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 45 Se Davi, pois, lhe chama Adonai [no verso 5], como é seu filho?







 João 5:19


19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 

João 8:58


58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou

João 17:5


5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.


João 10:30


30 Eu e o Pai somos um

31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.

32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?


33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes D-us a ti mesmo.



 João 14:7,8

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

"9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Lucas 5:20

20 E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
21 E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
22 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
23 Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?




Pedro disse:

II Pedro 1:1

1 SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso D-us e Salvador Jesus Cristo:

Atos 20:28


28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de D-us, que Ele resgatou com seu próprio sangue.
 
Paulo disse em I Timóteo 3;16:

16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: D-us se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 


Lucas 24:39
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

41 E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; 43 O que ele tomou, e comeu diante deles. 44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. 45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48 E destas coisas sois vós testemunhas.




 ---------------------------------------------------------------------------------------

No grego, a palavra é "proskuneo" Strong G4352. Significa, culto; cair e adoração, de joelhos, reverência. Significa "dobrar a cabeça ou o corpo ou do joelho como um sinal de reverência ou submissão ou vergonha". Desde que as Testemunhas de Jeová negam que Jesus  sendo D-us Ele se manifestou em carne, eles não podem ter na sua Bíblia que ensine que Jesus foi adorado.

Jesus disse em Mateus 4:10 que você deve adorar ( usando a palavra grega proskuneo) só D-us, mas Ele (Jesus Cristo) recebe de bom grado a adoração  devida a Ele em Mateus. 2:2, 2:11, 14:33, 28:9 e João 9:35-38.

Em Atos 10:25-26 diz: "E quando aconteceu que Pedro entrou na casa de Cornélio,  que prostrando-se a seus pés o adorou [Pedro]. Mas Pedro o levantou, dizendo: 'Levanta-te, que eu também sou homem'. Aqui, Cornélio se inclina diante de Pedro e ele [Pedro] o adverte imediatamente que não aceita este tipo de adoração que é devida somente a D-us. A palavra grega aqui  usada é "proskuneo" προσκυνέω. Pedro sabia que esta honra é dada somente a D-us. Jesus, sem dúvida, conhecia a mesma coisa. No entanto, quando se curvar diante de Jesus, Ele não repreendeu ninguém, assim como o repreendeu Pedro a Cornélio. Por quê? Porque Jesus Cristo é digno de adoração! Ele é D-us que se manifestou em carne (João 1:1,14).



Em Hebreus 1:6, D-us ordena que todos os anjos  adorem ("proskuneo") a Jesus Cristo, e não apenas prestar-lhe a obediência.


O apóstolo retirou este comentário de Hebreus 1:6 de Salmos 97:7 da Septuaginta grega.

Salmos 97:

7 Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.

Na Septuaginta Salmo 97:7 ao invés de os deuses, está escrito AGGELOS (Anjos)

7 Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos [shachah] diante dele todos os anjos.


Strong h7812  para prostrar é shachah no Hebraico שחה.




O significado de "proskuneo" Strong G4352 no lexicon do NT:

1) A beijar a mão em sinal de reverência

2) Entre os orientais, especialmente e os persas, a cair sobre os joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência.


3) No NT, ajoelhar ou prostração para fazer uma homenagem ou fazer reverência, se a fim de expressar respeito ou fazer súplica


a) Utilizados de homenagem no N.T. demonstrado a seres de categoria superior
 
1) Ao Pai (O D-us Altísimo)

2) a Cristo 




As passagens do Novo Testamento que é usado a palavra grega "proskuneo" são estas:



Mateus 2:2

2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

Mateus 2:8

8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

Mateus 2:11

11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Mateus 4:9

9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Mateus 4:10

10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu D-us adorarás, e só a ele servirás.

Mateus 8:2

2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

Mateus 9:18

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

Mateus 14:33

33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de D-us.

Mateus 15:25

25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!

Mateus 20:20

20 Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.

Mateus 28:9

9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.

Mateus 28:17

17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

Marcos 5:6

6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.

Lucas 4:8

8 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu D-us, e só a ele servirás.

Lucas 24:52

52 E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

João 4:20

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.


João  4:21

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

João 4:23

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João  4:24

24 D-us é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João  9:38

38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

Apocalipse 22:9

9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a D-us.

................