sábado, 4 de outubro de 2008

Algumas poucas referências aos judeus-crente em Jesus na literatura rabínica.



Diz a história:

O rabino Eliezer (aprox. 135d.C) é preso sob suspeita de heresia. Indagado pelo rabino Akiba se teria ouvido um minut com satisfação algum dia, ele subitamente se lembra: “Céus. Você me fez lembrar! Certa vez subia eu na rua principal de Séforis quando veio ao meu encontro um homem chamado Jacó de Kfar Sekaniah, o qual me disse algo em nome de um Fulano de Tal [ou seja, Jesus] que me apareceu agradável”. (Midrash Qohelet Rabbah 1.8:3).


Jacó de Kfar Sekaniah (que viveu por volta de 100-120 d.C provavelmente seria neto de Judas, irmão de Jesus).


Mas tarde, Eliezer foi excomungado pelo Sinédrio de Jâmmia.


Uma vez o rabino Elisha bem Abuyah, o qual teria ocultado livros de minim em suas roupas, e cuja ortodoxia era tal modo questionável que, na tradição posterior, ele foi chamado de Aher, “O Estrangeiro”. De acordo com uma promessa do Talmude, ele teria indagado se “seria possível haver dois poderes [divindades] no céu” e desde os primeiros tempos, isto parece ter sido uma expressão referente à fé dos primeiros judeus-crentes na divindade de Jesus (TB Hagigah 15A). Talvez Elisha tivesse um forte interesse nos evangelhos.



Sanhedrin 4:5 - Sinédrio 4:5 (Mishnah)



E [um único homem foi inicialmente criado] para o bem da paz na raça humana, nenhum homem poderia dizer aos seus companheiros: "Meu antepassado era maior que o teu ancestral", e que os hereges [mimin] não deveria dizer, "Há muitos poderes no céu”.



Sanhedrin 4:5 - Sinédrio 38A (Talmud babilônico, J. Schachter trans., Soncino ed.).



Nossos Rabinos disseram: "O homem foi criado por si só. E por que assim? - Que o [mimin] não poderia dizer: Temos muitos poderes no céu".



Nossos Rabinos
disseram: "Adão foi criado [último de todos os seres], às vésperas do sábado. E por quê? - Antes um [mimin] disse: O Santo, bendito seja Ele, tem um parceiro na Sua obra da criação". Sinédrio 38B (Talmude babilônico, J. Schachter trans., Soncino ed.).




Rabino Johanan disse: "Em todas as passagens que tenham tomado um minim [como motivo] para a sua heresia, a sua refutação é encontrado próximo à mão". . . [Por exemplo:] Os tronos foram colocados e foi o Ancião de Dias que se assentou [Daniel 7:9]. Porque esta [forma plural] era necessária? Para ensinar o rabino Johanan disse: O Santo, bendito seja Ele, Ele não faz nada sem consultar o Seu celeste Tribunal [lit. família]. . . . Mas como explicar que outros tronos foram colocados? - Um [trono], foi para Ele mesmo e um outro para David [isto é, o Messias]. Mesmo que ele tinha sido ensinado: Um foi para Si e um para David, esta é a versão do Rabino Akiba. O Rabino José protestou: Akiba, até quanto será profano o Shechinah que tu manchas? Sim, um trono é o da justiça e o outro trono é o da misericórdia.



A palavra ["mimin"] foi utilizada pelos rabinos antigos para designar supostos hereges de vários tipos, incluindo os discípulos de Yeshua. A palavra significa literalmente
["crentes".]



Shalom

...........