Dúvida Judaica:
O Novo Testamento, em Mateus, afirma que Jesus era o Messias porque ele viveu na cidade de Nazareth. Veja a “prova textual” utilizada para provar este ponto de vista: “Ele (Jesus) chegou e residiu numa cidade chamada Nazareth, para que o que foi dito pelos profetas pudesse ser cumprido. Ele foi então chamado de O Nazareno” (Mateus 2:23). Como Nazareno é alguém que reside na cidade de Nazareth e esta cidade não existia no tempo da Bíblia Judaica, é impossível encontrar esta citação nos textos hebraicos. Daí que é uma prova fabricada e vazia sem realidade.
Resposta no Mashiach
Uma referência não bíblicas de Nazaré não ocorre até cerca de 200 dC, quando Sextus Julius Africanus, citado por Eusebius (Igreja História 1.7.14), fala de "Nazara" = "pequeno nezer" (Isaías 11:1) como uma pequena vila da "Judeia" que e localiza-se perto "Cochaba." = "a estrela" (Nm 24:17 : "uma estrela de Jacó). Na mesma passagem Julius Africanus, escreve que os desposunoi, (ou parentes de Jesus), que moravam naquela cidade, alegavam ter "mantido guardados os registros da genealogia da família de Davi com muito cuidado”.
Mais tarde, textos referentes à Nazareth inclui um do décimo século, que diz algo sobre uma pessoa chamada de Conon mártir, que morreu em Pamfilia (Pamphylia) sob Decius (249-251), e declarou, em seu julgamento:
"Eu pertenço à cidade de Nazaré da Galiléia, e sou um parente do Mashiach a quem servimos, como os meus antepassados fizeram. "
Escavações em Caesarea.
Em 1962, uma inscrição hebraica encontrada em Cesárea (Caesarea), em uma sinagoga em Cesaréia, foi datado do terceiro ou quarto século, que menciona a vila de Nazaré perto da vila de "Cochaba" como um dos lugares em que uma das famílias sacerdotal do sacerdote da ordem de Hapisez, estava residindo com Bar Kokhba (Bar=Filho - Kokhba= Estrela (Nm 24:17 : "uma estrela de Jacó), antes da sua derrota da revolta contra Roma, Bar Kokhba mostrou ser um falso Mashiach (132-135 dC) e por seguinte ele vivia na vila de "Cochaba", a uns 10 a 15 km de Nazaré, para se produzir com um Mashiach, e fazer cumprir o que diz (Nm 24:17). Depois disso seu nome foi mudado para o Filho da Mentira, pois nesta revolta patrocinada pelo Rabi Akiva em viagens por toda palestina, no qual gerou outra guerra contra Roma em que morreram 24.000 revoltosos, juntamente com o Akiva e o Filho da Mentira!
Mateus usa a palavra grega Nazoraios para o título pelo qual Jesus seria chamados de acordo com "os profetas." Isso representa mais provável a palavra hebraica Notsri, um nome pelo qual Jesus é chamado várias vezes no Talmud. O nome Notsrim, plural De Notsri referindo-se aos crentes em Jesus também ocorre no Talmud judaico. Muitas destas passagens foram retiradas pelos "censores" "rabinos" e podem ser encontrados hoje em apenas coleções de passagens expurgadas anteriores tomadas de manuscritos antigos do Talmud.
Nesta sinadoga onde foram encontrados três fragmentos com inscrições, é possível mostrar que continha uma lista completa de vinte e quatro nomes de sacerdotes que trabalhavam no Templo antes de ser destruído, pois tiravam serviço com cada uma de suas famílias e que eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 15 dias.(I Cr 24:1-19 - 24 turnos X 15 dias=360 dias ou 1 ano), estes grupos de sacerdotes não podiam habitar aonde haviam povoados gentios, que excluiu as proximidades Sepphoris. A plaqueta traz o nome de cada um dos sacerdotes aparecem escritos, como e aonde se instalaram e foram registrados, cada um nas suas respectivas vilas. Um aspecto interessante desta inscrição é que o nome de Nazaré não é pronunciado com o som de "z" (como seria de esperar no Evangelho grego), mas no hebraico é tsade ( e seria assim "Nasareth" ou "Natsareth"
Em umas das inscrições encontrada, pode-se lê:
'O sacerdote do 18 (décimo oitavo) turno de revezamento chamado da ordem de Hapisez, que se reinstalou em Nasareth'!
http://www.uhl.ac/NazarethVillage/FirstCenturySynagogue/
(Hapisez 1 Crônica 24:15)
Um Detalhe: (Lucas 1:5 diz que um sacerdote chamado de Zacarias, da ordem de Abias, ou seja, O oitavo turno de reversamento no templo, pertencia a ordem Abias (I Cr 24:10 “A sétima a Hacoz, a oitava a Abias.” - Isto cairia no mês de outubro-novembro a oitava ordem de Abias do trabalho no templo, já que o primeiro mês seria o mês de Nisã ou Abide 'março' - Ex12:1-2; Dt. 16:1 ; Ex. 13:4 ).
Ao ser indagados sobre o mashiach e seu reino, de que tipo era e onde e quando haveria de surgir, responderam que não se tratava de algo temporal, nem tão pouco de um reino terrestre. Era sim, um reino celestial e angélico que surgiria no final do mundo, quando o Mashiach voltaria então em glória para julgar vivos e mortos, retribuindo a cada um segundo as suas obras. (História eclesiástica 3.20.4).
Foi achado recentemente um tanque romano de banho quente, feito de mármore branco numa escavação abaixo da atual cidade de Nazaré, que data de 2.000 anos dos tempos de Jesus!
Freund "Tenho a certeza de que o que temos aqui é uma casa romana de banho quente dos tempos de Jesus", diz ele, "e a importância desta nova descoberta e suas conseqüências para a arqueologia, será o nosso novo conhecimento sobre da vida de Jesus nesta cidade, que darão um enorme impacto ao evangelho!"
Freund, de Maurice Greenberg do Centro de Estudos Judaico em Hartford University, em Connecticut, diz que a descoberta significa que historiadores terão de repensar o lugar e a importância de Nazaré no império romano e, por conseguinte, as experiências de formação de Jesus
Em vista desta situação, o jovem Jesus teria tido pouco contato com os romanos, até à sua saída de Nazareth quando adulto; e seu pai, José, um dos muitos artesãos na cidade, pode ter trabalhado como carpinteiro em um dos palácios romanos na cidade Sephori.
Mas a grande escala da casa de banho em Nazareth sugere que, ao invés de Sephori, Nazaré foi o local de controle militar de Roma. A piscina de banho quente gigante, só poderia ter sido construída para o banho da significativa guarnição da cidade e deleite dos principais funcionários do governo de Roma, dos quais se José poderia ter trabalhado como carpinteiro em Sephori, também seria possível ter tido acesso de banho com a família a este local. Este achado pode significar que José e Maria, e seu filho Jesus, teria vivido no coração da potência ocupante. Isto é de grande importância para os estudiosos do Novo Testamento, para que se possa ter uma melhor compreensão dos ensinamentos de Jesus.
Ainda mais significativa, a casa de banho e outros locais próximos, abre a possibilidade de descobrir também um vasto tesouro de artefatos do tempo de Jesus, em sua Vila onde morava. Surpreendentemente, dado o seu lugar central na herança cristã, Nazareth foi pouco escavada para provas arqueológicas nos últimos tempos, porque os funcionários do governo Israelita, possivelmente ficaram intimidados pelo pensamento de tentar escavar no abrigo e embaixo de uma superlotada cidade de 70.000 árabes, ficando principalmente selada e esquecida o seu mundo subterrâneo de passagens secretas e túmulos e cavernas. Outras áreas, inclusive em torno da Cactus shop, nunca foram devidamente escavadas....
Se escavarmos mais fundo haverá moedas e lamparinas de cerâmica e utensílios de barro com inscrições e poucas casas talvez podem ser encontradas. Quem sabe, talvez Maria ou Jesus desceu com tais objetos a piscina, enquanto ao tomar banho quente neste local."
A esperanças deste achado surgiu porque existe um documento escrito a quase 500 anos atrás pelo rabino Moshe Bassola de Ancona depois que ele fez uma peregrinação naquela área. Em sua descrição o rabino escreve: "Viemos de Kafr Kana, chegamos no dia seguinte, em Nazaré, onde os cristãos e Jesus viveram. Os cidadãos daquelas casas disseram-me que existia uma casa de banho quente de mármore branco em certo local da cidade, onde a Mãe e Jesus de Nazaré, possivelmente tomavam banho".
http://www.guardian.co.uk/world/2003/oct/22/research.artsandhumanities
http://www.unitedjerusalem.org/index2.asp?id=201848&Date=12/18/2002
http://gathering-stones.blogspot.com/2008/01/cactus-house.html
http://www.groundreport.com/Lifestyle/The-story-of-place-Discovery-Roman-Bathhouse-Chang
Desde que Nazaré não é mencionada no Tanach (Bíblia Judaica), ou na literatura rabínica, alguns durante o último século tem contestado a sua existência no Brit Chadasha (Novo Testamento). Além de ter tido achada uma inscrição do no terceiro para quarto século mencionando como uma solução de moradia para um sacerdote em Nazaré, foram achados nas escavações recentes dos últimos anos que removeram todas estas dúvidas apontadas. Restos destes achados são da época do Novo Testamento e de Jesus e consistem principalmente de cisternas e silos rochas, utensílios domesticos e etc...
Mas, mesmo antes desta última descoberta da piscina de mármore branco, arqueólogos já tinha descoberto na última década em Nazareth, com uma cerâmica que foi datada do segundo século 4 º dC. Você pode ler os detalhes de suas descobertas e outras mais em:
http://www.uhl.ac/NazarethVillage/nazareth.htmlPor outro lado, temos um edito de um dos Cesares datado do ano 50 d.C, proibindo a violação de tumbas que foi achada tendo uma inscrição do nome de uma cidade chamada Nazaré, dizendo contra os violadores de tumba e aqueles que faziam de uma tumba, um motivo de objeto de culto religioso, a punição pela violação e não cumprimento desta lei, seria a pena de morte. (Bibliothèque Nationale of Paris, France).
http://classes.bnf.fr/dossisup/grands/ec050b-2.htm
http://www.textexcavation.com/nazarethinscription.html
Escavações por Michael Avi-1962:
Rabino Akiva e Bar Kokhba:
http://www.helium.com/items/480085-those-staying-night-tonight
Nazaré:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nazareth
A arqueologia de Nazaré
Leia sobre as recentes escavações feitas em Nazaré: “What good thing can come out of Nazareth?” em The View from Jerusalem: February 16, 2008.Onde se encontra também o link para o relatório final das escavações feitas entre 1997 e 2002: Surveys and Excavations at the Nazareth Village Farm (1997–2002): Final Report.