O Anjo do Senhor é HaShem?
Revelação Messiânica no Tanack
O Anjo do Senhor.
As referências da Escritura ao Anjo do Senhor são de tal modo que se hesita em fazer afirmações irrefutáveis sobre a identidade de tal personagem. O encontro inicial de Moisés com o anjo do Senhor é registrado em Êxodo 3. A referida passagem fala do mal´ak HaShem aparecendo a Moisés. A ênfase está na aparição per se. O meio, a sarça ardente, é de importância secundária foi empregada para atrair a atenção de Moisés e impressioná-lo com o caráter não usual dessa teofania. (fogo é usado em outros exemplos para caracterizar a direção de D'us a seu povo (Êx.13.21,22). A frase hebraica mal´ak HaShem significa literalmente ´´mensageiro de HaShem´´, isto é, alguém que foi enviado pelo Senhor com uma expressa mensagem. O termo mal´ak HaShem usado sozinho é geralmente traduzido ´´´anjo´´. Um anjo deve ser imaginado como um mensageiro, um representante enviado por D'us.
Quando esse termo é usado com HaShem e quando o Senhor se refere em exemplos específicos a meu anjo (Êx.23.23, 32.34), questionar-se pode ser a frase menciona alguém que não seja apenas um anjo. Refere-se a frase mal´ak HaShem a um ser divino? SE assim é, a quem?
Acreditamos que ela se refere a um ser divino, mas é difícil saber quem seria ele. A frase aparece algumas vezes no Pentateuco. O anjo do Senhor encontrou Agar no deserto (Gn 16.7-11) antes do nascimento de Ismael e outra vez quando ela e seu filho tinham sido mandados embora (21:17). Na primeira ocasião o anjo do Senhor ordenou a Agar que voltasse para sua senhora (16.9) e falou como se fosse o próprio Adonay, quando lhe prometeu que multiplicaria os seus descendentes. O ponto a destacar é que o anjo é do Senhor (embora mais tarde seja referido como anjo de D'us (cf.21.17 - 28.12 - 31.11). Portanto, o anjo não é idêntico a D'us, mas fala como somente D'us pode falar, e fala quando promete a Agar uma grande progênie (16.11,12, cf. as palavras do anjo:
(EU) multiplicarei sobremodo a tua descendência, v.10). Em 21.17 aparece o mesmo fenômeno.
D'us (elohim) ouviu o menino e o anjo de D'us clamou dos céus:
17 E ouviu D'us a voz do menino, e bradou o anjo de D'us a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque D'us ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
19 E abriu-lhe D'us os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20 E era D'us com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
Duas personalidades são claramente referidas, mais é novamente o anjo é quem fala:
´´eu farei dele um grande povo´´.
A assunção de que o anjo do Senhor é divino recebe aqui um forte apoio.O anjo do Senhor falou a Abraão quando ele estava a ponto de sacrificar seu filho Isaque. Ele clamou dos céus (Gn 22:11,15):
11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a D'us, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho.
Primeiro para deter Abraão e logo a seguir para repetir a promessa de muitos descendentes.
Na conversação, o anjo falou como D'us quando disse a Abraão não lhe negara (literalmente: ´´não retiraste de mim´´, hebraico mimmenni, v13) o filho.Também quando chamou pela segunda vez (v.15)
15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta açäo, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho, Falou como D'us: ´´Jurei por mim mesmo, diz o Senhor...´´(Gn22:16).
Novamente, não há nenhuma indicação de que o anjo está falando conscientemente em nome de outro.
Ele é o anjo: ele fala como o próprio D'us. O anjo do Senhor falou a Jacó em sonho (Gn31.11) e redera-se a si mesmo como o ´´D'us de Betel´´ (31:13), que aparecera a Jacó quando este fugia de seu tio Labão.
11 E disse-me o anjo de D'us em sonhos:
Jacó! E eu disse:
Eis-me aqui.
12 E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
13 Eu sou o D'us de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.
Em Gn32.9 Jacó orou ao D'us de seus pais, Abraão e Isaque, que lhe ordenara que retornasse, ele está referindo ao que foi dito pelo anjo de D'us. Novamente a assunção de quem ele é divino está clara e fortemente apoiada. Moisés menciona o anjo de D'us. Em todos os exemplos, exceto o da sarça ardente, fala-se do anjo como se alguém que esta guiando ou protegendo Israel (14.19 - 23.20,23 - 32,34 - cf 33.2). Em cada caso, a referência é claramente a um anjo extraordinário. De fato, o que o anjo faz é obra divina.
No caso de Balaão temos a descrição a mesma descrição: O anjo do Senhor aparece, é D'us que fala (Nm 22.22,35).
Quando Moises encontra o anjo na sarça e quando chegara a Faraó e Aarão disseram sem hesitar: O D'us dos hebreus nos encontrou; (Êx.5:3). A resposta de Moisés ao anjo do Senhor foi uma resposta a D'us, Moisés jamais demonstrou incerteza a respeito de alguém de quem lhe apareceu e falou. Foi D'us.
A resposta de Moisés não foi a única. Agar, depois de receber a ordem de voltar para sua senhora e depois de ouvir a informação de que seu filho seria um homem incomum, respondeu:
´´Tu és o D'us quem me vê (Gn 16:13).
Mais tarde, quando fugia outra vez com seu filho, não se dirigiu ao anjo de D'us como D'us, ela respondeu pelo ato de receber a água que D'us providenciara para ela (21.19).
A resposta de Abraão ao anjo do Senhor foi seu reconhecimento de que D'us provera um substituto para o seu filho Isaque. Quando Abraão ouviu que D'us tinha observado sua prontidão em renunciar a seu filho, tomou o carneiro como um presente do D'us que lhe falara e deu ao lugar o nome de ´´ O Senhor proverá (Gn22:14). Jacó, ao abençoar José, indicou que o D'us de seu pai Isaque, o D'us que tinha sido seu libertador, era também o anjo que o livrara de todo mal (Gn48.16).15 E abençoou a José, e disse:
O D'us, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque,
o D'us que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
A conclusão é inconfundível: a expressão mal´ak HaShem 'anjo do Senhor' no sentido mais estrito é realmente messiânica - ele é o Mashiach em manifestação pré-encarnadas. No caso do anjo do Senhor o aspecto da deidade aparece ainda mais fortemente do que Moisés, e essa deidade não se identificam com nenhum outro a não ser com HaShem.
O Anjo do Senhor no Britchadasha.
Atos 7:31....38 Este [Yeshua] é o que esteve na congregação no deserto, com o mal´ak HaShem que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; 31 Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,32 Dizendo: Eu sou o D'us de teus pais, o D'us de Abraão, e o D'us de Isaque, e o D'us de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, näo ousava olhar. 33 E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.34 Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito. 35 A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou D'us como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça. 36 Foi este [Yeshua] que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.] 37 Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso D'us vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.38 Este é o que esteve entre a congregaçäo no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.39 Ao qual nossos pais näo quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coraçäo se tornaram ao Egito,40 Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que väo adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, näo sabemos o que lhe aconteceu.41 E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.42 Mas D'us se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? 43 Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, Figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.44 Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.45 O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que D'us lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,46 Que achou graça diante de D'us, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o D'us de Jacó.47 E Salomão lhe edificou casa;.....
Conclusão: O Pai não é o anjo do Senhor, pois o anjo do Senhor, também não é o arcanjo Miguel, como dizem os adventistas do sétimo dia.
Gn 19:24 Então o HaShem fez chover enxofre e fogo, da parte de HaShem desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;24
Dê uma Olhada aqui no inglês, como ficou Gênesis 19:24
http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/index.htm
Salmos 45:7
6 O teu trono, ó ELOHIYM, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. 7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso ELOHIYM, o teu ELOHIYM, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Hebreus 1:7
DO FILHO=YESHUA
8 Mas, do Filho, diz: Ó ELOHIYM, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso ELOHIYM, o teu ELOHIYM, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
............
Dois HaShem, um na Terra e um no Céu?
Shalom